quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Correção de filosofia – pág. 221 – ética – 3º ano A, B, C


Revendo o capítulo
1.      Não somos indiferentes aos valores: eles nos afetam, agem sobre nós e eles reagimos, aprovando-os ou recusando-os. Assim, julgamos o belo e o feio, o agradável ou o repulsivo, os bons e os maus. Etc.
2.      O animal está submetido às leis da natureza, não escolhe, age conforme o instinto, por defesa ou por medo. O ser humano por ter a linguagem simbólica, criou uma cultura por regras, portanto com interdições. Por ser livre, consegue muda-las com o tempo e transgredi-las, criando a distinção entre o moral e o imoral.
3.      A aceitação livre das normas não significa agir ao bel-prazer, como se não houvesse as regras que cada ser moral se impõe. Entre essas normas, estão aquelas que se aceitaram da cultura para continuar respeitando-as. O que não significa que elas sejam eternas e universais. Não se trata de relativismo porque a mudança não depende de um só, mas da discussão aberta entre os que fazem parte da cultura, até porque as mudanças ocorrem conforme a sociedade sofre transformações significativas do ponto de vista das técnicas e do trabalho.
4.      Os polos opostos do dever e da liberdade são inerentes à ação moral, porque a decisão consciente e livre cria a responsabilidade, ou seja, o indivíduo deve “responder” por seus atos e pelas consequências deles para si mesmo e para os outros. A responsabilidade é fruto da autonomia e do respeito pelos outros.
Aplicando conceitos
5.      A máfia é uma organização criminosa que manipula o poder e a comunidade, onde protege alguns e persegue outros, realiza atos ilícitos como contrabando e tráfico de drogas; a KKK é racista, nos Estados Unidos matou,  torturou e perseguiu os negros; o nazismo é racista, atuou contra judeus, ciganos e homossexuais e hoje persegue os imigrantes. Além dos crimes que praticam, estas instituições contrariam o fundamento da moral que se baseia no respeito à dignidade alheia e não respeitam as diferenças. No entanto, o nazismo conta na Alemanha com o Partido Nacional Democrático (NPD), que expõe suas ideias ultradireitista. Embora tenha havido tentativa de coloca-lo na ilegalidade, permanece ativo. A questão não são as ideias, mas, o incitamento a violência, quando não a atuação de fato. Esse é o limite da liberdade.
6.      Nas ditaduras a arte tem sido censurada. No entanto, como expressão da cultura, não há censor que possa dizer o que é imoral, cabe a cada um se retirar caso se sinta ofendido com determinado filme obsceno ou sacrílego e até sugerir que outros não o vejam, mas, não proibi-lo, o que é muito diferente da ilegalidade de organizações como a KKK e a Máfia que corrompem e assassinam.
7.      Resposta pessoal. Pode-se discutir o poder de matar de que se investe o Estado, quando legaliza a pena de morte, questionando se não seria igualar ao criminoso usar o método dele. Quanto ao poema, percebe-se que Timoty McVeigh tinha consciência de sua ação, portanto era livre sua escolha. O que não significa que seu ato deixasse de ser imoral: mesmo que tivesse motivos políticos para o atentado, isto justificaria matar inocentes?
8.      O desejo surge no nível dos afetos: por  afetados por eles, não podemos deixar de senti-los. Por isso a raiva não diz respeito ao bem e ao mal. Essa avaliação só serve para o ato que realiza ou não o desejo, após a avaliação moral.
9.      Aplicando a figura da bússola e da balança, é provável que o diretor do Museu soubesse que uma vida vale mais do que um quadro. Mas na balança, devido ao seu amor pelas artes, aliado talvez a um desprezo pelo funcionário, por ser pobre e pouco instruído, tivesse o ímpeto de salvar a obra valiosa de 500 anos. Cabe à consciência dele decidir entre os interesses pessoais e o valor da vida humana.
A segunda parte da resposta é pessoal e você deve justificar sua resposta.
10.  a) O respeito é uma condição moral pela qual aceitamos qualquer pessoa na sua dignidade, na sua liberdade de pensamento e expressão, com quem podemos dialogar. Respeitar é aceitar o outro nas suas diferenças, mesmo que não concordemos com ele. É comum dizer que respeitar é submeter-se, temer, concepção que resulta de uma tradição autoritária, em que se devia “respeito” a um superior. Mas na vida moral o respeito é condição de aceitação da dignidade humana.
b) O presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln tornou-se famoso pelos seus discursos em defesa da democracia. Durante seu governo enfrentou a guerra civil e concedeu liberdade aos escravos. Foi assassinado por um ativista do Sul. Gandhi e Luther King foram referências neste capítulo, forma pacífica de enfrentar as leis injustas. Ambos foram assassinados.
c) Os três personagens são educadores, porque a arte do dialogar e das relações pacificas não é espontânea no ser humano, mas deve ser aprendida. Eles não só discursaram sobre esses temas, mas agiram ativamente e de maneira original e corajosa para conseguir seus propósitos.
Dissertação
11.  O que vocês podem levar em conta na sua dissertação:
Pode-se a plicar os conceitos de condicionamento (a situação vivida pode explicar, mas desculparia o ato imoral?). Compreender o desejo é desprezar a força de vontade? Os interesses pessoais podem-se sobrepor ao senso de justiça? A convicção de estar certo justifica a violência?