Atualidades

ATUALIDADES!

Parcerias nas áreas culturais e sociais 


Fonte:


Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul
A Assembléia Legislativa do MS, no último dia 30 de abril/2013, realizou a entrega da Comenda do Mérito do trabalho Ministro Wilson Fadul, em comemoração ao Dia do Trabalhador.
Através desta Comenda a ALE/MS homenageia o trabalhador brasileiro que contribui para o progresso e o bem estar de toda a sociedade do Mato Grosso do Sul.
O Ministro do Trabalho, Manoel Dias veio a Campo Grande e também foi agraciado com esta mesma honraria,
Além do Ministro, 21 personalidades do MS foram reconhecidas.
Parabéns a meu esposo João Henrique de Abreu  por ser agraciado pela Comenda.




















 http://www.al.ms.gov.br/Default.aspx?Tabid=56&ItemID=37673

Oi amplia portas de acesso à Internet em Corumbá.



O acesso à internet banda larga vai ser ampliado em Corumbá. A Oi, concessionária de serviços de telecomunicações, prevê instalação de mais de mil portas para acesso a rede mundial de computadores no município ao longo deste ano. A informação foi passada pelo executivo de Relações Institucionais da Oi em Mato Grosso do Sul, João Henrique de Abreu, que visitou a redação deste Diário.


"Em 2012 conseguimos investir perto de 800 portas do ADSL Velox aqui em Corumbá. Agora em 2013, estamos prevendo dobrar esse investimento para portas em Corumbá. Esperamos dobrar esse número para atender melhor os bairros e a população da cidade", afirmou o executivo. Portas são os equipamentos que permitem o acesso à internet banda larga. No ano passado, houve implantação de exatas 744 portas na cidade.


João Henrique disse que a expectativa da Oi é que a maior cidade pantaneira de Mato Grosso do Sul tenha acesso ao serviço de banda larga em todos os bairros. Abrangência que hoje não alcança alguns bairros corumbaenses. Contudo, o executivo de Relações Institucionais explicou que a viabilidade econômica define as áreas que recebem o serviço.

"Existe a possibilidade de cobertura para todos os bairros sim. Um dos critérios para instalar o serviço Velox, que é conhecido como ADSL pelos nossos clientes, é analisar a viabilidade econômica de onde está sendo instalado. Se você instalar num bairro onde a pesquisa mostrou que aqueles clientes não se interessam pelo serviço, ele vai ser instalado em outro bairro. É importante saber, que a população precisa demonstrar interesse pelo serviço. É mercado, se você instala, o cliente adquire e você volta a instalar e entra numa outra fase, que é de aumentar a velocidade", esclareceu.
De acordo com informações da própria Oi, o aumento da oferta de banda larga reflete o reforço do investimento no Estado. Em 2012, a companhia investiu cerca de R$ 55 milhões em Mato Grosso do Sul. O valor representa um aumento de aproximadamente 70% em relação aos R$ 32 milhões investidos em 2011. Parte deste investimento foi destinada à melhoria da rede móvel e oferta de banda larga.
As mais de mil novas portas de banda larga que vão ser instaladas em Corumbá provavelmente terão preços dentro da política de promoção de tarifas praticada pela concessionária de serviços de telecomunicações. "Ofertas são definidas pelo marketing e mercado da empresa. Os preços são competitivos e essas novas portas vão seguir essa linha", completou João Henrique de Abreu.
Procon
O gerente do Procon de Corumbá, Alexandre Taques, informou o Diário que a Oi foi notificada pelo Procon local para esclarecer os problemas no serviço de telecomunicações reclamados pelos consumidores da cidade. A concessionária, que se reuniu com o prefeito Paulo Duarte e a Gerência do Procon, se comprometeu em instalar 1.200 novas portas de acesso à internet em Corumbá.

Fonte: http://www.diarionline.com.br/index.php?s=noticia&id=55954













Santini assume a presidência do TJ-MS


O desembargador Luiz Carlos Santini assume a vaga de presidente; Hildebrando Coelho Neto, a de vice-presidente, e Atapoã da Costa Feliz, é o novo corregedor-geral.
Santini, que será o 18º presidente do TJ, é paulista de Bauru e ingressou na magistratura em 1977.
O desembargador Hildebrando Coelho Neto também entrou para o judiciário do Estado em 77, e já foi presidente do Tribunal nos anos de 2005 e 2006.
Já o desembargador Atapoã da Costa Feliz será o corregedor-geral de Justiça pela segunda vez. A primeira foi no biênio 2003/2004. Ele é juiz em Mato Grosso do Sul desde 1979.
Fonte: http://www.msrecord.com.br/noticias/?not_id=47164
Solenidade de posse dos deputados em Mato Grosso do Sul.











Campo Grande (MS) – Os deputados estaduais eleitos em outubro tomaram posse na manhã de hoje no plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O governador André Puccinelli compôs a mesa juntamente ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Alfeu Puccinelli, deputado Londres Machado e o presidente da AL, Jerson Domingos.

A solenidade de posse dos deputados para a nona legislatura da casa do Estado contou ainda com a presença da vice-governadora, Siomone Tebet; secretários de Governo, Osmar Jerônymo e de Desenvolvimento Agrário, da Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa; além de militares, integrantes do governo e representantes de associações de classe. Estiveram presentes 46 prefeitos.
Posse do Governador André Puccinelli










Base Aérea de Campo Grande tem novo comandante








Depois de quatro anos trabalhando na Base Aérea de Campo Grande, os dois últimos como Comandante, o Coronel Aviador Reynaldo Pereira Alfarone Júnior, deixa a frente da Organização Militar no próximo dia 14 de janeiro. No seu lugar, assume o Tenente-Coronel Aviador John Kennedy Greiffo da Justa Menescal.
A Solenidade de Passagem de Comando acontece na próxima sexta-feira, dia 14 de janeiro, às 10 horas, na Base Aérea.
O novo comandante, Tenente-Coronel Menescal, que veio transferido de Brasília e serviu no Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro e na Assessoria do Comandante da Aeronáutica, pretende estreitar ainda mais os laços de respeito e amizade com a comunidade civil do Estado. “Sabemos da importância desta Organização Militar da Força Aérea para toda a Região, e do respeito e admiração que toda a comunidade sul-mato-grossense nutre pela Base Aérea.
Fonte: http://daniloelvis.blogspot.com/2011/01/base-aerea-de-campo-grande-tem-novo.html

Galeria de fotos - 60 anos do Jornal O Progresso.

OI FUTURO INAUGURA  MAIS TRÊS SALAS DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL






“O Oi Futuro vem investindo ao longo dos seus nove anos em programas inovadores de educação e cultura para contribuir com a transformação do Brasil. O Oi Tonomundo é um programa de educação que vai além da escola. Ele leva conhecimento a lugares de difícil acesso, desenvolvendo conteúdos e metodologias que contribuem com a formação continuada de professores e alunos a distância, envolvendo inclusive a comunidade do entorno da escola. O programa é desenvolvido através de uma comunidade virtual que conta com a participação de escolas públicas das diferentes regiões do país e permite o compartilhamento de experiências e das melhores práticas desenvolvidas nas escolas”, diz Samara Werner, diretora de Educação do Oi Futuro.
O diretor Institucional do Oi Futuro, José Zunga, e o Gerente de Relações Institucionais da Oi em Mato Grosso do Sul, João Henrique Abreu, inauguraram na presença da secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene da Costa, o programa Oi Tonomundo na escola Estadual Profª. Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira, na Escola Estadual Dolor Ferreira De Andrade e na Escola Estadual Riachuelo. Nelas, mais de 3400 alunos e 160 professores terão acesso, por meio de computadores, a servidores, câmeras digitais, impressoras, webcams e Internet, a uma avançada metodologia de ensino que, além do propósito educacional, visa o desenvolvimento das comunidades do entorno.
O Trabalho
O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Empresa Oi, tem como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano.

O programa existe desde 2004 e beneficia estudantes de 683 escolas públicas municipais e estaduais localizadas no Espírito Santo, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Pará e agora Mato Grosso do Sul.

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para a juventude brasileira, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores. O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 37 mil escolas públicas, beneficiando cerca de 24 milhões de alunos. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apóia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei.

www.oifuturo.org.br



CARTÕES TELEFÔNICOS PERSONALIZADOS - EDIÇÃO ESPECIAL DOS - 30 ANOS DA JUSTIÇA ELEITORAL DE MS


Da direita para esquerda: Des. Luiz Carlos Santini, Senhor João Henrique de Abreu (OI MS), Dra. Alir Terra Lima Tavares.
Em continuidade aos eventos comemorativos dos 30 anos da Justiça Eleitoral de MS, a empresa telefônica OI, representada pelo Gerente de Relações Institucionais da OI, MS, senhor João Henrique de Abreu, compareceu na Presidência deste Tribunal, no dia 01.02.2010, à s 15h30min., para a entrega oficial ao Exm.º Presidente, Sr. Des. Luiz Carlos Santini, a edição especial dos cartões telefônicos - edição especial, em homenagem aos 30 anos da Justiça Eleitoral de MS.
O evento ocorrido em Campo Grande, 02.02.2010contou com a participação da Diretora-Geral, Dra. Alir Terra Lima Tavares, do Secretário Judiciário,  Hardy Waldschimidt, do Secretário de Gestão de Pessoas, Nélson Silveira Ozuna e da Assessora Jurídica, Letânia Ferraz de Brito Coutinho.
O cartão telefônico ficará exposto no Centro de Memória desta Corte e irá compor seu acervo.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - ASCOM
http://www.tre-ms.gov.br/noticias/noticia1604.htm



Programa de Formação Continuada em Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC – 100h

Nosso objetivo é divulgar a produção dos professores cursistas do grupo 2 - vespertino realizado nas dependências do NTE Campo Grande-MS.
 Período do curso: 31/07/2009 a 2 1/12/2009  Professor Coordenador: Aparecida Campos Feitosa  Tutora: Vanja Marina Prates de Abreu.
Alguns Cursista atenderam à solicitação de criar blog para a postagem das unidades estudadas, outros confeccionaram CD do material estudado e um terceiro grupo optou por usar outra  ferramenta virtual da internet,  a pasta de transferência de arquivo do Hotmail o skydrive.
O uso do Blog na Educação não é mais uma novidade entre  professores e alunos. Segundo Margarida Elisa Ehrhardt Ferreira "os blogs podem:
• Apresentar várias etapas de um projeto desenvolvido na escola, na sala, em grupos ou mesmo individual;
• Criação de um jornal on line;
• Divulgação de atividades ;
• Apoio à um eixo de trabalho(ou mesmo à uma disciplina)
• Preparar para encontros educacionais ente os profissionais, ou mesmo entre estudantes;
• Divulgação de produções dos alunos em diferentes áreas de conhecimento;
• Divulgar estudos realizados pelos alunos;
• Desenvolver a curiosidade tecnológica, incentivando o aluno a busca diferentes linguagens de programação ;
• Desenvolver habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento, aplicando os conteúdos estabelecidos em currículo;
• Trabalhar com imagens criadas ou registradas pelos próprios alunos, ampliando suas habilidades cognitivas na área de criação.
• Elaborar tamplates que desenvolvem além de conhecimentos, técnicas e habilidades próprias, possibilitam utilizar-se da criatividade, da ética , e de muitos outros componentes da cidadania.
• Podem elaborar animações para postar no blog, como resultados de trabalhos.
• Trazer a discussão de valores e da moral, quando na postagem de comentários, observando os limites do respeito à produção do próximo;
• Ajudar a comunidade escolar com esclarecimentos e informações elaboradas pelos próprios alunos.
• Incentivar a criação de concursos entre os alunos de suas produções"
Com tantas possibilidades assim resta-nos iniciar o ano letivo com nosso blog de boas vindas aos nossos alunos. Entretanto, não podemos nos esquecer que "o professor não pode deixar de estabelecer objetivos e critérios ao utilizar este recurso, pois a utilização a esmo não enriquece as aulas, torna-se um tempo inutilizado para a construção e a troca de conhecimentos. Ele deve deixar claro o que espera do aluno e o que pretende com a proposta de trabalho. Assim a avaliação deve ser feita pelo professor e pelos alunos." Conforme indica a autora mencionada anteriormente.
Blogs dos cursistas

Andrea

Camila Prates de Abreu

 
Izaura

Ana Carla

Ana Paula

Adriana Cristina



Daniela Rios



Dirlene Prate

Edmilson Francisco
Joice Frnanda
Wilckerson Messa Prate
Lucimene Rios