quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Correção das atividades de Filosofia – 2º ano A, B, C – página 350 – cap. 28


Revendo o capítulo
1.      Senso comum: uso espontâneo da razão; ensaio e erro; impreciso; fragmentário; voltados para interesses imediatos.
Conhecimento científico: metódico rigoroso; sistemático; capaz de generalizações (leis e teorias); maior objetividade; linguagem rigorosa; As investigações são fundamentais pelo controle dos fatos.
2.      As conclusões científicas devem ser objetivas, no sentido de poderem superar a percepção objetiva e ser verificadas por qualquer outro que pertença à comunidade científica.
3.      O método científico recorre a uma linguagem rigorosa, encaminha os procedimentos de observação, experimentação e validação das leis, sistematiza o conhecimento, e suas conclusões, podem ser constatadas pelos membros da comunidade científica.
4.      Os valores cognitivos da ciência são aqueles que se referem ao conhecimento e são orientados pela imparcialidade, autonomia e neutralidade. Os valores éticos e políticos são exteriores ao conhecimento propriamente dito, mas são importantes porque dizem respeito aos fins a que se destinam à aplicabilidade. Dizem respeito também aos motivos pelos quais se decide por determinada pesquisa ou por outra.
Aplicando os conceitos
5.      O texto de Kneller contrapõe os dois polos do conhecimento: a subjetividade de quem vive a realidade e a objetividade científica, que busca a abstração, o geral, a lei, a teoria e se distancia do mundo vivido.
6.      John Sulston, diretor de um centro que financiou o Projeto Genoma, contra-argumenta que, se é justo patentear uma invenção, ter direitos sobre um livro ou uma música, ninguém pode patentear o alfabeto ou as notas musicais, portanto não se pode patentear genes. E acrescentou “ Devemos patentear os medicamentos que serão produzidos como resultado do alfabeto genético humano, mas não as letras desse alfabeto”. Em direção contraria, já houve discussão, encabeçada pelo Brasil, para que industrias farmacêuticas multinacionais que detêm a propriedade de remédios contra a aids, liberassem suas patentes para a fabricação de genéricos, a fim de atender aos países da África que sofrem com os índices amis altos de incidência da doença.
7.      A ciência contemporânea exige grande investimento, tanto que é patrocinada por governos ou por poderosas corporações, porque depende de inúmeros profissionais competentes, de diversas áreas do conhecimento e da técnica, bem como tempo para a realização de infindáveis experiências. Desse modo fica longe do sábio solitário em seu laboratório: agora são equipes de trabalho.

Dissertação – (o que levar em conta ao fazer sua dissertação)
8.       
Tema 1-  a reflexão sobre o que é ciência, o que é método, o que caracteriza uma lei e uma teoria não faz parte de cada ciência, mas da filosofia, que acompanha o fazer e o pensar, indagando sobre o sentido dos conceitos.

Tema 2 – o filosofo relaciona ciência e ética, que acompanha o trabalho dos cientistas, embora muitos não se atenham a indagar a respeito dos fins a que a aplicação do conhecimento se destina.
Resposta B