Projetos









RESENHAS  - JURIADA 2012 - 3ª EDIÇÃO


resenha juriada 2012 1ªA


resenha juriada 2012 1ºB

resenha juriada 2012 2ºA

resenha juriada 2012 2ºB







Resenha do Júri simulado 2011 - 2º ano B - Vespertino

Resenha 2º Ano B - Juri Simulado

Resenha do Júri simulado 2011 - 2º ano A - Matutino

2ºA resenha júri simulado 2011

Resenha do Júri simulado 2011 - 1º ano B - Matutino

1ºB matutino

Resenha do Júri simulado 2011 - 3º ano A - Matutino


Juri Simulado 3 Ano A

Resenha do Júri simulado 2011 - 1º ano A - Matutino

juri simulado 1ºA - Escola Estadual Adventor Divino de Almeida



1ª Edição Projeto 
O projeto fez parte das aulas de sociologia sob a temática geral "Problemas sociais", em parceria com outras disciplinas. Após os debates em sala de aula, um dos assuntos geradores dos debates foi sobre o auxílio reclusão, o que gerou uma inquietação nos alunos, foi sugerido a eles que escrevessem um caso por turma, seis turmas, cada uma com um caso diferente que envolvesse um problema social e culminasse com a realização de um júri simulado. 

Eles aceitaram o desafio, assistiram a julgamentos reais no Fórum de Campo Grande-MS, participaram de palestras com os acadêmicos de direito da UCDB sobre a formação e constituição de um júri (protocolo).

Eles tentaram apresentar um trabalho mais próximo do real, inclusive na construção do processo. Um dos grupos citados no anexo do projeto elaborou para seus personagens fictícios, documentos que fizeram parte dos autos, dentro da formalidade exigida num processo real.

O Outro grupo exemplificado no anexo detalhou com riqueza as falas de cada personagem no processo.


 
REVISTA ON-LINE DO ADA
Local: Escola Estadual Adventor Divino de Almeida Av. Júlio de Castilho s/n – Vila Alba
Diretor: Inivaldo Gisoato
Coordenação: Vera Gonçalves/matutino, Lea Monteiro/vespertino, Soane Bacach/noturno
Profª. STE: Vanja Marina Prates de Abreu, Sandra Cayres e Marly Paschoal
Tema: Revista on-line do ADA (Este tema entrará em votação quando iniciar o ano letivo)
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental Médio e EJA Fundamental/Médio
Abordagem Pedagógica:
Construtivismo Sócio-Interacionista, a intenção é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, com vistas à construção do conhecimento. Além de valorizar as experiências, a cultura dos alunos, o aprendiz é parte de um grupo social e deve ter iniciativa para questionar, descobrir e compreender o mundo a partir de interações com os demais elementos do contexto histórico no qual está inserido. O objetivo do professor é o de favorecer a convivência social, estimulando a troca de informações em busca da construção de um conhecimento coletivo e compartilhado. A proposta construtivista/sócio-interacionista tem o mérito de propor alternativas aos métodos diretivos. Nesta proposta, a interação visa à construção do conhecimento através da pesquisa histórica como sendo ‘um instrumento pedagógico’ ou seja, modo/meio de ensinar, que aluno e professor farão uma reconstrução histórica da existência da Escola Adventor Divino de Almeida, numa visão sócio-histórica.
Objetivo Geral
Todos nós somos de modo geral fazedores de história, à medida que interagimos, construímos um modo de ser e fazer que fazem parte de um contexto, dentro de um outro contexto macro, assim é com a Escola Adventor Divino de Almeida, são construções individuais que formam o contexto escolar vigente atualmente, como isso se deu é o objeto deste estudo.
Justificativa
Conhecer melhor a comunidade escolar, fazer o levantamento histórico, observar sua organização e seu crescimento para poder atuar positivamente sobre ela. Um dos objetivos principais é despertar o interesse pelo resgate da memória histórica-social e cultural da comunidade escolar, da sua criação algo que sempre foi uma questão que tem inquietado nossos alunos e professores, porém, isto não pode ser feito de forma muito formal, documental, inacessível à compreensão mesmo dos pequeninos dos anos iniciais, mas, de forma, lúdica, de acesso fácil, de forma que eles visualizem o processo histórico, por imagem, contextualizados com suas participações nos eventos ocorridos, onde eles possam fazer comparações cronológicas do ontem e do hoje e principalmente, se ver dentro desse processo.
Objetivos Específicos
• Desenvolver o espírito de pesquisa, relacionamento, a valorização do ser humano; • Respeitar as diferenças entre as pessoas, independente da cultura, etnia, valores, opiniões ou religiões; • Mostrar que o respeito mútuo é condição necessária para o convívio social democrático; • Hábito de pesquisa utilizando computador, cruzar informações de outras mídias, como TV e DVD.

Conteúdos específicos

• A história dos fundadores da Escola Adventor Divino de Almeida; • O contexto escolar; • Os eventos da escola; • Os professores que passaram por aqui; • Alunos que passaram por aqui.

Mídias/recursos utilizados:

• Computador • Máquina fotográfica/filmadora • TV e DVD • Jornal • Fotos • Entrevistas • Arquivos dos projetos

Dinâmica das atividades:

• Exposição do projeto aos alunos e professores e sua viabilização • Separação dos assuntos por blocos: 1. Grupo dos fundadores – levantamento biográfico dos patronos da escola; 2. Grupo do contexto escolar – comparação das mudanças na paisagem da escola, antes e depois da reforma: alterações ocorridas e benefícios que trouxeram para a comunidade. Registro de depoimentos de famílias, dos funcionários da escola, dos moradores do bairro, buscando indicadores das transformações ocorridas; 3. Grupo dos eventos – levantamento ocorridos na escola através de registros em atas/projetos/fotos; 4. Grupo dos professores que passaram pela escola – levantamento de todos os professores que lecionaram nesta unidade escolar desde sua fundação; 5. Grupo dos alunos que passaram pela escola – levantamento de alguns alunos que passaram por esta unidade escolar e que fazem a diferença no contexto social; • Cada grupo é responsável pela pesquisa e desenvolvimento das atividades, elaboração das questões para entrevistas quando necessário, sob a supervisão de um dos professores das disciplinas participantes. • Cada grupo fará o registro da sua pesquisa através fotos/vídeos/relatos e será concluída com uma apresentação (utilizando aplicativo PowerPoint) que será publicada na página da escola no link Revista on-line.
Período de realização:
• Abril a dezembro de 2010.

Avaliação

A avaliação será feita através da participação dos alunos tanto na apresentação da pesquisa solicitada pela professora, quanto pela organização das atividades nos grupos. A nota é atribuída para a apresentação (PowerPoint) nas disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Artes e Educação Física. Além das apresentações que o grupo será solicitado a fazer nos eventos promovidos pela escola.
Nota: Parte de nossas intenções constantes neste projeto já foram realizados, por exemplo: • Os palestrantes convidados para os trabalhos com nossas webquests serem nossos ex-alunos; • Estamos usando as ferramentas de interação no contato com as pessoas sujeitos deste trabalho; • A participação da comunidade escolar que não pertence ao quadro docente (funcionários de diversas áreas) tem sido uma constante.


1.      Dados da instituição
            1.2.- Av. Júlio de Castilho s/n – Vila Alba
            1.3.- e-mail: ada_adventor@yahoo.com.br
            1.4.- e-mail: vanjaadaste@yahoo.com.br
            1.5.- nº. Total de alunos Ensino Médio e Fundamental: 950 alunos
            1.6.- nº. Total de alunos que participam do projeto: 950 alunos
            1.7.- Diretor: Inivaldo Gisoato
     2. Dados do projeto
           2.1.- Nome do Projeto: Biblioteca Viva
           2.2.- Natureza do projeto: Pedagógico
           2.3. – Realização: Vanja – STE/ vespertino
           2.4.- Justificativa:
                  O Projeto surgiu da necessidade de incentivar nossos alunos à leitura e escrita e buscar novos talentos dentro de nossa própria instituição.
                 Iniciamos o projeto no ano de 2009, mas a viabilização só foi possível em 2010 devido à reforma da sala de tecnologia. Não temos uma data para término do projeto porque assim como não se esgotam as produções literárias, assim também o desejo pela leitura se faz necessário divulgar estas produções. Esta divulgação se dará com a publicação da produção final dos vídeos dos alunos no blog da nossa biblioteca da escola.  
       2.5.- Professores responsáveis pela coordenação dos trabalhos: Todos os professores de Língua Portuguesa e Literatura cada um com suas respectivas turmas e os bibliotecários.
3.      Objetivos:
ü  Conscientizar os alunos sobre a importância de seu papel enquanto leitor/escritor;
ü  Apropriação da linguagem oral e escrita;
ü  Produção escrita de texto argumentativo/apelativo;
ü  Criação de trailer relativo à leitura realizada.
                  

4.      Metodologia.
Leituras de literaturas variadas (ao gosto do leitor). Aulas expositivas onde a professora explicará cada estilo literário para que os alunos percebam as diferentes formas e estilos. Aulas na sala de tecnologia para usar os recursos do movie maker e criar trailers de acordo com a leitura realizada pelo aluno.
Os vídeos escolhidos serão por meio de inscrição feitos na biblioteca da escola, apresentando os seguintes critérios:
Ser inédito (não poderão ser apresentados dois vídeos do mesmo livro);
Clareza argumentativa e apelativa;
Conter imagens relacionadas à leitura realizada.
      5. Público alvo:
          5.1.- Alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Adventor Divino de Almeida.
          5.2.- Os professores e funcionários da escola também podem incluir suas produções.
      6. Avaliação:
           6.1.- Produção escrita em forma de sinopse relativa à leitura realizada.
           6.2.- Produção de vídeo em forma de trailer relativa à leitura.