segunda-feira, 21 de março de 2011

COMPONENTE CURRICULAR: SOCIOLOGIA 3º ANO A MATUTINO - 1º BIMESTRE

ORGANIZAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO

O que é trabalho?

A palavra trabalho deriva do latim tripalium, objeto de três paus aguçados utilizado na agricultura e também como instrumento de tortura. Mas ao trabalho associamos a transformação da natureza em produtos ou serviços, portanto em elementos de cultura. O trabalho é desse modo, o esforço realizado, e também a capacidade de reflexão, criação e coordenação.

Ao longo da história, o trabalho assumiu múltiplas formas. Um importante pensador sobre esse assunto foi Karl Marx. Para esse autor, o trabalho, fruto da relação do homem com a natureza, e do homem com o próprio homem, é o que nos distingue dos animais e move a História.
Mas o trabalho no mundo capitalista assumiu uma forma muito específica: o emprego assalariado. Como isso acontece? Quais as consequências desse modelo?

Se refletirmos sobre esse questionamento acima, percebemos que o trabalho assalariado está diretamente estabelecido a partir da divisão social do trabalho. As diferenças dos trabalhos realizados, bem como as distinções salariais, são resultados dessa divisão.

O poema “Operário em Construção”, de Vinícius de Moraes, retrata bem como a construção do Brasil dependeu da mão de obra da classe menos favorecida que, no entanto, não usufruiu do fruto de seu trabalho. Nesse sentido, podemos fazer também uma reflexão sobre essa realidade bem comum em nossa sociedade.

As leituras de sala que tratam sobre a organização social do trabalho nos ajudarão a desenvolver as atividades a seguir.

ATIVIDADES:

(Poste em seu blog)

1) Pesquise sobre as formas de divisão social do trabalho nas diversas organizações sociais existentes na historia da humanidade.

2) Sobre a mulher no trabalho, escreva e ilustre as conquistas e dificuldades sofridas pela mulher na sociedade.

3) Escreva e ilustre sobre o trabalho escravo/indígena e infantil no Brasil.