quarta-feira, 20 de março de 2013

Correção das atividades de ciências 9º A


Capítulo 2 – Propriedades específicas da matéria – correção dos exercícios.

TRABALHANDO AS IDEIAS DO CAPÍTULO

1. As propriedades especificas da matéria  são importantes porque ajudam os cientistas a identificar a natureza de um material, já que essas propriedades variam conforme as substancias de que a matéria é feita.

2. O ouro é mais denso que o chumbo. A densidade do chumbo é de 11,3 g/cm3. A densidade do ouro é de 19,3 g/cm3.

3. A densidade é de 12 kg/L.

4. Um grama de água ou 10 kg de água possuem a mes­ma densidade. Uma barra de ouro puro ou um anel de ouro puro têm também a mesma densidade. A densi­dade depende apenas da natureza química do material e é constante em determinada temperatura e pressão.

5. Pela fórmula d = m/v, vemos que a massa é direta­mente proporcional à densidade (m = d . v). Logo, para volumes idênticos, a massa de água é maior que a massa de álcool. Como o volume é inversamente proporcional à densidade
(v = m/d), para massas idênticas o volume de água é menor do que o volume do álcool.

6. a) O gelo flutua porque sua densidade é inferior à da água, e o mercúrio afunda porque sua densidade é superior à da água.
b) O gelo e o mercúrio afundam no álcool porque a densidade de cada um é maior do que a densidade do álcool.
c) 10 cm3 de mercúrio, porque a densidade do mer­cúrio é maior que a do gelo.

7. Fenômenos químicos: queima de papel, transformação das moléculas do alimento em moléculas menores.

PENSE UM POUCO MAIS

1. Quando os dentes trituram o alimento, ocorre um fenômeno físico, pois não há modificação na natureza química do alimento. Quando a amilase transforma o amido em maltose, ocorre um fenômeno químico, porque há a transformação de uma substância em outra.

2. Fenômeno químico, porque houve produção de uma nova substancia o vinagre.


3. 1 Kg de alumínio tem maior volume. Utilizando a fórmula d = m/v, temos para o chumbo: v = 1000/11,3 = 88,5 cm3;  e para o alumínio: v = 1000/2,7 = 370,4 cm3.

4. 1 L de mercúrio tem massa maior que 10 L de álcool.
Cálculos: como a densidade do mercúrio é de 13,6 Kg/L,  1 L de mercúrio tem massa de 13,6 Kg. A densidade do álcool é de 0,8 kg/L. Logo, a massa de 10 L de álcool é: 0,8 = m/10 e m = 8 kg.

5. Ela deve dizer que o chumbo é mais denso que o fer­ro, já que o peso varia com a quantidade de chum­bo e de ferro, e a densidade é constante nas mesmas condições de temperatura e pressão.

6. Trata-se de um fenômeno físico, já que as proprieda­des específicas da prata não foram alteradas, uma vez que nenhuma substância nova foi formada.


7. a) Maior a resistência.

b) O diamante risca o topázio.

 c) Diamante. Talco.

8. A vela flutuou na água porque a parafina é menos densa que a água, mas afundou no álcool já que a parafina é mais densa do que este líquido.

9. a) Fenômenos físicos: "Ligou o chuveiro elétrico pa­ra esquentar a água"; "o espelho estava todo em­baçado"; "ferver a água"; "Colocou açúcar no café com leite".
Fenômenos químicos: "Acendeu o fo­gão a gás"; "o pão queimou".
b) "Ligou o chuveiro elétrico para esquentar a água": há transformação de energia elétrica em calor;
"Acendeu o fogão a gás": há transformação de energia química (do gás) em calor e luz (na chama do fogão).
c) A condensação ou liquefação (passagem de vapor de água para água no estado líquido).

d) Desperdício de energia: "deixando a luz acesa" e "o pão queimou".
Desperdício de água, uma subs­tância essencial para os seres vivos: "escovou os dentes mantendo a torneira aberta".

10. a) 4 ºC
     b) 4º C
     c) Entre O ºC e 4º C a densidade aumenta e entre 4º C e 10° C a densidade diminui. 

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Capítulo 7 – As substancias e as misturas.

TRABALHANDO AS IDEIAS DO CAPÍTULO

1.   a) Substâncias simples: H2, 02
b) Substâncias compostas: H20,NH3, NaCl.

2.    a) composta. 8 átomos. Três elementos químicos.
b) composta. 24 átomos. Três elementos químicos.

3.    A água com sal totalmente dissolvido é uma mistu­ra homogênea, pois não podemos distinguir seus componentes, nem a olho nu nem ao microscópio. Já quando misturamos água e areia, podemos ver grãos de areia espalhados na água e, além disso, a areia logo se deposita no fundo. Trata-se, portanto, de uma mistura heterogênea.
4.     A água e o óleo formam uma mistura heterogênea, pois podemos distinguir seus componentes.
5.    É possível diferenciar uma mistura de uma substân­cia pura observando suas propriedades específicas, como ponto de fusão e ponto de ebulição, que são os mesmos para qualquer amostra de substância pu­ra. Se uma substância é pura, sua temperatura não se altera durante uma mudança de estado, o que não acontece com a maioria das misturas.
6.    a) Separação magnética.
b) Decantação.
c)   Dissolução fracionada seguida de destilação ou evaporação.
d)  Catação.
7.    a) Filtração.
b)   Filtração.
c)    Filtração.

d)   Evaporação.
e)    Destilação simples.
8.    A separação dos componentes de uma mistura pode ser acelerada utilizando-se o processo de centrifu­gação.
9.     A fusão fracionada.
10.   a, c, e, f, g, h.

IDENTIFICANDO SUBSTANCIAS E MISTURAS

1.         a) Os desenhos 2, 3 e 4 representam substâncias puras;
O desenho 3 representa uma substância sim­ples;
O 2 e o 4 representam substâncias compostas.
b)   O desenho 1 representa uma mistura.
c)   Nas amostras 2, 3 e 4, que representam substâncias puras.
d)   Dois (um representado pela esfera azul e outro pela esfera vermelha).


2.     Todas são misturas. A água do mar contém sais mi­nerais e outras substâncias dissolvidas;
O leite con­tém água, açúcar, proteínas, gorduras, vitaminas, etc.;
O ouro de 18 quilates é uma mistura de ouro (75%) e cobre (25%).
O ar é uma mistura de gases (oxigênio, nitrogênio, gás carbônico, etc.).
3.      A: Decantação.
B: Destilação.

PENSE UM POUCO MAIS
 

1.   Decantação. Aparece a camada de lama ou barro por­que com o tempo as partículas de lama e barro vão se depositando no fundo das caixas-d'água.
2.    Durante os processos usados na separação de misturas ocorrem fenômenos físicos. Na mistura, cada elemen­to ou substância mantém as propriedades que tinha antes de misturar-se com os outros.
3.    Filtração. Enquanto a água passa por várias camadas de cascalho e depois por uma camada de areia, as im­purezas são removidas. ° objetivo é tornar a água própria para o consumo humano.
4.     Decantação.
5.     Adicionaria água à mistura e separaria, por decanta­ção, o óleo da água e sal. Depois, poderia deixar a água evaporar para separar o sal da água ou faria uma destilação dessa mistura.
6.    Porque a água é uma substancia formada pela união de átomos de hidrogênio e oxigênio e não uma mistura.
7.    Pela evaporação, a água do mar se separa do sal e for­ma as nuvens que vão originar as chuvas.
8.    Vaporização (ebulição) e condensação.

DE OLHO NO TEXTO
a)     Destilação fracionada.
b)    A partir do petróleo são fabricados muitos produtos: tinta, asfalto, plásticos, detergente, borracha sintéti­ca, etc.
c)    Fenômeno físico: destilação fracionada.
Fenômeno químico: craqueamento. 
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Capítulo 8- Funções químicas: Ácidos e bases.

TRABALHANDO AS IDEIAS DO CAPÍTULO

1.   Em solução aquosa os ácidos liberam íons H+. Além disso, os ácidos alteram a cor de certas substâncias denominadas indicadores e têm a capacidade de rea­gir com as bases formando sal e água.
2.    Muitos ácidos são tóxicos e corrosivos: não podem ser ingeridos ou aspirados, nem entrar em contato com a pele ou os olhos. Por isso, não devem ser ma­nipulados sem proteção para olhos, mãos e partes expostas do corpo.
3.    O pH das soluções ácidas vai de zero a menos de 7.
O pH das soluções básicas vai de mais de 7 até 14.
4.    As bases formam o íon negativo hidroxila (OH-). Elas têm também a capacidade de reagir com os ácidos formando sal e água e alteram a cor de certas subs­tâncias denominadas indicadores.
5.    a, b, d, f, h.
PENSE UM POUCO MAIS

1. a) Na primeira situação a lâmpada deverá ficar apa­gada porque foi usada água destilada, que é pura, livre de sais minerais.
     b) Na segunda situação a lâmpada deverá acender, pois, tendo sido acrescentado ácido acético na
        água, formam-se íons capazes de conduzir a cor­rente elétrica.
2.    Porque ocorre uma reação de neutralização entre o ácido e a base.
O hidrogênio.
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Capítulo 9 - Funções químicas: sais e óxidos

TRABALHANDO AS IDEIAS DO CAPÍTULO

1.    Um sal pode ser formado em laboratório pela reação química entre um ácido e uma base.
2.     Os óxidos são compostos formados pela combinação do oxigênio com outro elemento.
3.    Fe203: óxido;
HN03: ácido;
LiOH: base;
H2Se04: ácido;
Na2S04: sal;
HI: ácido;
LiF: sal;
ZnO: óxido;
CaCl2: sal;
CaO: óxido;
KOH: base;·
KI: sal;
CO2 óxi­do;
Ba(OH)2: base.

PENSE UM POUCO MAIS
1.a) O gás carbônico eliminado na respiração reagiu com o hidróxido de cálcio e formou o carbonato de cálcio. Esse composto é um sal.
b)       Porque o gás carbônico do ar reage com a água de cal, formando carbonato de cálcio.

2.     Óxido: XO;
Cloreto: XCl2.
3.    a) MgO.
b) É um óxido (óxido de magnésio).
4.    AlCl3.
A questão é
Os sais podem ser formados pela reação entre ácidos e bases. Os óxidos são formados pela combinação de oxi­gênio com outro elemento.
De olho no texto
a)     A água da chuva é ligeiramente ácida devido à forma­ção de ácido carbônico a partir do gás carbônico do ar.
b)    Ácidos: H2S04; sais: CaC03, CaS04; óxidos: SO2,  S03,  H2O, CO2.

c) O tubo 2. Neste tubo, o pH está mais ácido (pH = 4.0).